Câmara de Odivelas investe 3ME na reabilitação do núcleo antigo da cidade

0
2029

A Câmara Municipal de Odivelas vai avançar em setembro com obras de reabilitação do núcleo antigo da cidade para melhorar a acessibilidade pedonal e renovar a rede de abastecimento de água, num investimento de quase três milhões de euros.

A intervenção inclui a Avenida D. Dinis, a Rua Guilherme Fernandes (onde se localizam edifícios como o Mosteiro de Odivelas, a Biblioteca D. Dinis e os Paços do Concelho), e a Rua Combatentes da Grande Guerra.

Os principais objetivos desta intervenção são criar mais bolsas de estacionamento, “introduzir medidas de acalmia de tráfego, renovar a rede de abastecimento de água e reformular os pontos de recolha de resíduos urbanos”.

“Queremos gerar uma nova centralidade, tornando a cidade mais moderna, mais segura e mais atrativa. No fundo, queremos convidar as pessoas a usufruir mais do espaço público”, explicou ao InfoDigital o presidente da Câmara Municipal de Odivelas, Hugo Martins (PS).

O autarca referiu que o início das obras, com um prazo de execução de 270 dias, deverá ocorrer no fim do verão, dependendo apenas de uma autorização do Tribunal de Contas.

O valor total da intervenção é de cerca de três milhões de euros, sendo 1,6 milhões para reabilitação do centro histórico e 1,2 milhões para a Avenida D. Dinis e ruas adjacentes.

A reabilitação do centro histórico abrange as ruas Guilherme Gomes Fernandes, Combatentes da Grande Guerra, Combatentes do Ultramar, António Maria Bravo, Espírito Santo, Coronel Ferreira Simas, Luís de Camões, Neto e Souto.

Nesta zona está prevista a introdução de sentidos únicos, a redução da largura das faixas de rodagem, o alargamento do espaço pedonal, a introdução de cortinas arbóreas, a eliminação de barreiras arquitetónicas e a promoção da interligação do espaço pedonal.

Já na Avenida D. Dinis o objetivo passa por melhorar as condições de segurança da circulação pedonal e viária, promover a mobilidade e a acessibilidade, diminuir a velocidade de circulação, disciplinar o estacionamento e renovar a rede de abastecimento de água.


publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui