Coordenador da covid-19 na região de Lisboa otimista com evolução dos números

0
617

Com otimismo, mas de forma prudente, é assim que o coordenador da resposta à covid-19 na região de Lisboa e Vale do Tejo, Duarte Cordeiro olha para a situação atual da pandemia na Área Metropolitana de Lisboa (AML), numa altura que todas as freguesias se preparam para sair do estado de calamidade.

Foi com esse espírito que o também secretário de Estado dos Assuntos Parlamentares visitou esta quinta-feira o Gabinete de Intervenção para a Supressão da Covid-19 em Lisboa e Vale do Tejo, o mesmo dia em que o Conselho de Ministros reuniu para aprovar medidas importantes para a AML.

“A tendência, esperamos, é de redução do número de casos na região, mas nesta fase com um otimismo prudente, tendo em conta que temos tido resultados, mas também temos de ter suficiente distanciamento para olharmos na lógica de uma ou duas semanas e não nos agarramos excessivamente aos últimos dias”, apontou o governante.

E é com base nesses números que Duarte Cordeiro garante que a gravidade da situação é hoje “uniforme em toda a AML.

“Optou-se por manter um conjunto de medidas que foram consideradas essenciais para a evolução positiva verificadas nas últimas semanas”, apontou, acrescentando que estas serão reavaliadas daqui por 15 dias, “em conjunto com os autarcas”, ressalvou.

Por esse motivo, Duarte Cordeiro admite que a nova reavaliação pode permitir que exista um “maior grau de abertura e o levantamento de algumas restrições, isto se os números mantiverem a tendência de redução.

A visita o Gabinete de Intervenção para a Supressão da Covid-19, situado no edifício da Administração Regional de Lisboa e Vale do Tejo, foi acompanhada de perto pelo seu coordenador, Rui Portugal.

Após uma breve apresentação do trabalho ali realizado, Rui Portugal mostrou alguns números e não teve dúvidas em afirmar que estes valores demonstram que a estratégia adotada está a ter um sucesso total.

A par disso, os responsáveis estão a conseguir reduzir o tempo para a produção dos inquéritos epidemiológicos. Em alguns casos os inquéritos estão a ser respondidos em num máximo de quatro horas.

Esta quinta-feira foi aprovado em Conselho de Ministros a passagem das 19 freguesias da Área Metropolitana de Lisboa (AML) que se encontram em situação de calamidade, devido à pandemia da covid-19, para o estado de contingência.

As alterações agora aprovadas estarão em vigor a partir das 00:00 de sábado até às 23:59 do dia 14 de agosto.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui