Governo decreta encerramento das escolas devido à evolução da pandemia

0
804

O Governo decretou esta quinta-feira o encerramento das escolas de todos os níveis de ensino, durante quinze dias, em virtude do aumento exponencial de casos da covid-19.

O anúncio foi feito pelo primeiro-ministro, António Costa, após uma reunião extraordinária do Conselho de Ministros.

A medida entra em vigor na sexta-feira (amanhã) e deverá vigorar, pelo menos, durante 15 dias.

António Costa explicou que a decisão de encerrar todas as escolas se deve ao aumento exponencial do número de casos da variante mais contagiosa do SARS-CoV-2, que cresceram de cerca de 08% de prevalência na semana passada para cerca de 20% atualmente.

Segundo as estimativas dos epidemiologistas os novos casos da variante que veio do Reino Unido poderão atingir nas próximas semanas uma prevalência de 60%.

Ainda relativamente ao funcionamento do ano escolar, António Costa explicou que os 15 dias de interrupção serão compensados noutro período de férias, ainda a designar, e anunciou que irá disponibilizar medidas para apoiar as famílias nos mesmos moldes daqueles que disponibilizou durante o primeiro confinamento.

“Nós quisemos evitar [a interrupção] mas não a podemos evitar face à alteração do vírus”, afirmou António Costa, indicando que os especialistas referem que a nova variante não afeta mais a saúde, mas “parece ter maior carga viral e uma velocidade de transmissão muito superior”, por isso, “o risco de espalhar o vírus na sociedade anuiu”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui