O relatório anual da Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária (ANSR) identificou 60 pontos negros nas estradas portuguesas em 2018, mais 10 do que em 2017, sendo o IC19, na zona de Lisboa, considerada a via mais perigosa de Portugal.
Segundo o relatório anual de segurança rodoviária de 2018, o IC19, que liga a cidade de Lisboa a Sintra, apresenta nove pontos negros.
São considerados pontos negros troços com um máximo de 200 metros de extensão onde se registem, pelo menos, cinco acidentes com vítimas durante um ano.
A Estrada Nacional 10 (EN10), que liga Vila Franca de Xira e Setúbal, entra para o segundo lugar desta lista, apresentando oito pontos negros.
Segue-se a A12, com seis, a A5 (Lisboa-Cascais), com cinco e a A20 (Circular Regional Interior do Porto), com quatro.
No segundo lugar da lista está a Estrada Nacional (EN) 10, entre Vila Franca de Xira e Setúbal pela margem sul do rio Tejo, com oito pontos negros, seguido da A2 (Autoestrada do sul), que têm seis.
Com três pontos negros surge o IC17, que liga Sacavém a Algés e com dois o IC2 (entre Lisboa e Porto), IC29 (entre Porto e Gondomar), IC20 (Via Rápida da Costa de Caparica), EN14 (entre Porto e Braga), EN125 (entre Vila do Bispo a Vila Real de Santo António), A28 (entre Porto e Vilar de Mouros) e a A3 (Porto e Valença).
O relatório indica que no ano passado se registaram 34.235 acidentes com vítimas, de que resultaram 508 vítimas mortais ocorridas no local do acidente ou durante o transporte até ao hospital, 2.141 feridos graves e 41.356 feridos ligeiros.
Em relação a 2017, a ANSR sublinha que se registou menos 181 acidentes com vítimas (-0,5%), menos duas vítimas mortais (-0,4%), menos 57 feridos graves (-2,6%) e menos 431 feridos ligeiros (-1,0%).