Organização Mundial da Saúde pede empenho de todos os países para combater Coronavírus

0
728

A Organização Mundial da Saúde (OMS) alertou esta quinta-feira para o facto de muitos países não estarem a fazer o suficiente para combater o coronavírus, que já matou, até ao momento mais de 3.000 pessoas.

O alerta foi feito durante uma conferência de imprensa pelo diretor-geral da OMS, Tedros Adhanom Ghebreyesus, que lamentou que alguns países estejam a desvalorizar os efeitos provocados pelo novo coronavírus, motivo pelo qual decidiram nada fazer.

Nesse sentido, Tedros Ghebreyesus defendeu que todos os países se devem mobilizar e que o esforço deve ser repartido por todas as entidades e não apenas pelos ministérios da Saúde.

Assim, no entendimento do diretor-geral da OMS, o envolvimento deveria ser de todos, nomeadamente daqueles que trabalham nas áreas da segurança, diplomacia, finanças, comércio ou transportes.

“Estamos preocupados pelo facto de em alguns países o nível de envolvimento político e de ações que demonstrem esse envolvimento não corresponder ao nível de ameaça que todos enfrentamos”, observou.

O surto de Covid-19, detetado em dezembro, na China, e que pode causar infeções respiratórias como pneumonia, provocou cerca de 3.300 mortos e infetou mais de 95 mil pessoas em 79 países, incluindo nove em Portugal.

Das pessoas infetadas, mais de 50 mil recuperaram.

Além de 3.012 mortos na China, há registo de vítimas mortais no Irão, Itália, Coreia do Sul, Japão, França, Hong Kong, Taiwan, Austrália, Tailândia, Estados Unidos da América e Filipinas, San Marino, Iraque, Suíça e Espanha.

A Organização Mundial de Saúde (OMS) declarou o surto de Covid-19 como uma emergência de saúde pública internacional e aumentou o risco para “muito elevado”.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui