Parlamento condena “atos de violência em Moçambique

0
508
Fonte: Rui Mutemba/Save the Children

A Assembleia da República condenou esta quinta-feira os atos de violência e “horror” que estão a ocorrer em Moçambique, na zona de Cabo Delgado, apelando a uma ação “concertada e humanitária” que conduza à paz.

“Desde 2017 que têm ocorrido atentados que instalam na região um verdadeiro clima de guerra civil, com efeitos devastadores para as populações”, pode ler-se no documento apresentado.

O voto de condenação foi apresentado pela Comissão dos Negócios Estrangeiros, que destaca a instabilidade vivida na região devido aos ataques de “grupos insurgentes”.

“Estes ataques contra populações têm sido reivindicados por fundamentalistas do grupo Al-Shabaab, que jura lealdade publicamente ao Estado Islâmico, devem merecer o mais veemente repúdio por parte da comunidade internacional, mas também levar a uma ação humanitária concertada para resgatar a segurança e a paz do povo moçambicano, de forma a terminar o mais depressa possível deste drama humanitário”, apelam os deputados.

Os ataques em Moçambique já provocaram a deslocação de mais de 700 mil pessoas na província de Cabo Delgado, o que corresponde a um terço da população dessa província.

A violência é sentida na província de Cabo Delgado há mais de três anos, mas ganhou novos contornos há cerca de duas semanas, com especial incidência na vila de Palma.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui