Portugal vai receber até 10 migrantes do navio Open Arms

0
1087

O Governo anunciou esta quinta-feira que vai acolher até 10 dos 147 migrantes que viajam a bordo do navio da organização não governamental Open Arms.´

“Portugal manifestou disponibilidade para acolher até 10 pessoas das 147 resgatadas pelo navio humanitário Open Arms”, que há duas semanas aguarda ao largo da ilha italiana de Lampedusa autorização para atracar num porto seguro,  refere, em comunicado, o Ministério da Administração Interna (MAI).

Além de Portugal, manifestaram também disponibilidade a Espanha, a França, a Alemanha e o Luxemburgo, num  “gesto  de solidariedade humanitária e de desejo comum de fornecer soluções europeias para a questão da migração e das tragédias humanas que se verificam no Mediterrâneo”, explica a nota do MAI.

Este anúncio surge  depois de o primeiro-ministro italiano, Giuseppe Conte, ter escrito na rede social Facebook que seis países europeus tinham informado o governo da Itália da sua disponibilidade para acolher parte dos migrantes do navio.

O Open Arms está perto da ilha italiana de Lampedusa há duas semanas a aguardar autorização para desembarcar 147 pessoas resgatadas do Mediterrâneo.

Além do Open Arms, há um outro navio, o Ocean Viking, operado pelos Médicos Sem Fronteiras e a SOS Mediterranée, que aguarda, com 356 migrantes a bordo, autorização para aportar.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui