PS conquista maioria absoluta e António Costa é reeleito primeiro-ministro

0
243

As eleições legislativas de 30 de janeiro foram ganhas pelo PS, com 41,50% dos votos e 119 deputados eleitos. Contrariando as sondagens, o PS conquista a segunda maioria absoluta na história do partido, depois da de José Sócrates em 2005.

O segundo partido mais votado foi o PSD, de Rui Rio, com 27,83 votos e 73 deputados e no 3.º lugar o surpreendente Chega, de André Ventura, que conseguiu eleger 12 deputados

A outra surpresa da noite foi a Iniciativa Liberal, de João Cotrim de Figueiredo, que conseguiu ser o quarto partido mais votado, alcançando 4,88% e elegendo oito deputados.

Segue-se na lista o Bloco de Esquerda, de Catarina Martins (terceira força política mais votada em 2019), que obteve 4,42% dos votos e elegeu cinco deputados.

Já o PCP, de Jerónimo de Sousa, com 4,29%, consegue eleger seis deputados, mais um do que o Bloco.

O PAN, de Inês Sousa Real, e o Livre, de Rui Tavares, garantem também a presença no parlamento, elegendo um deputado cada um.

Outra das grandes surpresas da noite eleitoral foi a perda de representação parlamentar do CDS-PP, liderado por Francisco Rodrigues dos Santos, que se demitiu na mesma noite.

Também sem presença parlamentar fica o Partido Ecologista Os Verdes, parceiro de coligação do Partido Comunista Português.

A taxa de abstenção foi de 42,04%.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui