Rede dedicada a burlas MB Way “desmantelada” em Campo Maior

0
753

A GNR desmantelou esta quinta-feira em Campo Maior, distrito de Portalegre, uma rede que se dedicava à prática do crime de burla através da plataforma ‘MB Way’, tendo sido detidos nove homens e constituídos arguidos outros 16.

Em comunicado, a GNR refere que a operação envolveu cerca de 250 militares de várias especialidades, que conseguiram “desmantelar” uma rede composta por pessoas entre os 17 e os 56 anos.

Esta operação surgiu na sequência de uma investigação, desenvolvida há cerca de seis meses, que incidiu sobre práticas que consubstanciam o crime de burla.

Através de um esquema de utilização ilegal da plataforma ‘MB Way’, os suspeitos “ludibriavam as vítimas, oriundas de vários pontos do país, levando-as a enviar-lhes dinheiro através da aplicação e a obter valores pecuniários que não lhes eram devidos”.

No decorrer desta operação policial foram realizadas 19 buscas domiciliárias e outras tantas em veículos, das quais resultou a apreensão de dispositivos eletrónicos, documentação e cerca de 3.000 euros em numerário.

As autoridades apreenderam, ainda, duas caçadeiras e uma arma de ar comprimido, assim com diversas munições, 11 doses de produto suspeito de ser haxixe e vários artigos em ouro.

Os 25 suspeitos foram constituídos arguidos.

“Só nos últimos meses de 2019 e até à presente data, os prejuízos das vítimas deste tipo de crime ascenderam aos milhões de euros”, indicou a guarda, considerando que “a falta de conhecimento sobre o uso da aplicação, a boa-fé das vítimas e, porventura, a necessidade premente de vender bens ou serviços de forma a produzir algum rendimento poderão contribuir para o aproveitamento dos criminosos”, sublinha a GNR.

publicidade

DEIXE UMA RESPOSTA

Por favor digite seu comentário!
Por favor, digite seu nome aqui